Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

segunda-feira, 9 de junho de 2008

http://www.sporting.pt/GrupoSCP/Clube/Clube_TacadasTacas.asp
A TAÇA DAS TAÇAS
De 1960 até aos nossos dias, o ponto alto do Futebol foi a conquista da Taça Europeia dos Vencedores de Taças, em 1963-64, uma epopeia que passou por três jogos suplementares, incluindo a final, uma vitória de 5-0 sobre o Manchester United e uma goleada de 16-1 sobre o Apoel de Chipre, que ainda hoje é recorde das competições europeias de clubes.
Com a extinção da Taça das Taças na temporada de 1998-99 e respectiva integração na Taça UEFA, o Sporting torna-se assim o único clube português a poder ostentar este título histórico.
A equipa de Futebol venceu mais oito Campeonatos Nacionais, o último dos quais em 2001-2002, e mais oito Taças de Portugal, a derradeira em 2001-2002. Os Juniores triunfaram em mais seis Campeonatos Nacionais, os Juvenis noutros tantos, o mesmo acontecendo com os Iniciados. Os Infantis conquistaram três Taças Nacionais, competição entretanto extinta durante a década de noventa.
Em 1974, com 46 golos, Hector Yazalde, ponta-de lança do Sporting, conquista a Bota de Ouro dos goleadores europeus. O seu recorde ainda hoje se mantém.
No Hóquei em Patins o Sporting registou uma gloriosa vaga europeia entre 1975 e 1990, com uma Taça dos Campeões Europeus - era a melhor equipa do mundo na altura - três Taças das Taças e uma Taça CERS.
O Atletismo é uma constante fonte de orgulho para o Sporting. Carlos Lopes conquista três Campeonatos Mundiais de Corta-Mato, uma medalha de ouro e uma medalha de prata em Jogos Olímpicos. O corredor do Sporting empolgou o país com a sua vitória na maratona olímpica de Los Angeles, em 1984.
Fernando Mamede ainda é recordista europeu dos 10 mil metros, depois de ter sido recordista mundial até chegar a vaga africana de fundistas.
Presentemente, o Sporting é, juntamente com os campeões russos, o único Clube que tem equipas masculina e feminina na primeira divisão das Taças dos Campeões Europeus de pista.
O Andebol, outra das modalidades com uma mística especial no Clube, conquistou um pentacampeonato entre 1968-69 e 1972-73, feito ainda por igualar em Portugal.
João Roque, Leonel Miranda, Joaquim Agostinho e Marco Chagas, entre outros, brilharam no ciclismo, em estradas portuguesas e estrangeiras. Agostinho - terceiro lugar numa Volta à França, segundo numa Volta a Espanha, vencedor de três Voltas a Portugal - morreu a 10 de Maio de 1984, na sequência de uma queda provocada por cães quando seguia com a camisola amarela na Volta ao Algarve, em representação do Sporting.
Uma nota para o Ténis de Mesa e os seus recordes insuperáveis. Entre 1984-85 e 1994-95 o Sporting ganhou 11 Campeonatos Nacionais consecutivos. Registo ainda para o Bilhar, onde os representantes do Sporting brilham individual e colectivamente na elite europeia da modalidade.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Em Frente - Hino do Sporting Campeão Nacional 1981/82

Em frente... somos leões a pensar na vitória
Bandeiras e vozes é dia de glória
Vamos ganhar vamos vencer
Gritemos
Em Frenteeee
Em Frenteeee
Somos Campeões rugindo no vento
Seguindo a bola a todo o momento
Vamos ganhar
Poder é crer
Em frenteeee
Em frenteee
Jogando o triunfo em cada jornada
Gritemos bem alto em cada jogada
Vamos ganhar vamos vencer
Em frenteeee
Em frente... somos leões a pensar na vitória
Bandeiras e vozes é dia de glória
Vamos ganhar vamos vencer
Gritemos
Em Frenteeee
Vitória Vitória Vitória SPORTING SPORTING SPORTING....
Vitória Vitória Vitória SPORTING SPORTING SPORTING....
Vitória Vitória Vitória SPORTING SPORTING SPORTING....